quinta-feira, 23 de junho de 2016

Como surgiu o Mixed Martial Arts MMA?


O Mixed Martial Arts ("Artes Marciais Mistas", em inglês) surgiu nos anos 90, mas suas origens vêm desde antes de Cristo. Em 648 a.C Pancrácio (em grego: Παγκράτιον, transl. Pankration) foi uma antiga arte marcial e antigo esporte de combate sem armas, que segundo a mitologia grega teve início com os heróis Hércules e Teseu.
Teseu e o Centauro de Antônio Canova
Uma mistura de boxe e luta olímpica com golpes e técnicas de lutas que incluem socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, estrangulamentos, agarramentos, quedas, arremessos, derrubadas, imobilizações, torções, chaves e travamento das articulações.
Tudo era permitido, com excepção de enfiar os dedos nos olhos, atacar a região genital, arranhar ou morder. A vitória ocorria quando um dos atletas já não conseguia continuar a lutar, levantando um dedo para que o juiz se apercebesse ou até que um dos oponentes fica-se inconsciente.
Mas o vale-tudo moderno só começou a surgir muitos anos depois, no Rio de Janeiro. Nos anos 20, o mestre de jiu-jítsu Carlos Gracie promovia eventos para lutadores de várias modalidades disputar desafios e nos anos 70, os japoneses transformaram a fórmula em espetáculo, com os torneios Pride. Em 1993, Rorion Grace, sobrinho de Carlos, organizou o primeiro UFC, o Ultimate Fighting Championship, tornando o MMA conhecido mundialmente.
Lutadores de Pancrácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário